domingo, 5 de julho de 2009

Tipos Textuais (Oficina 6 TP3)

“O medo profundo é uma sensação constante e torturante da dificuldade ou do medo que normalmente está ligado a um estado insastifatorio na vida da pessoa que o sente”. (Günther)

Reunimos-nos no dia 20 de junho para mais uma oficina. É a nossa terceira oficina. Cheguei como sempre bastante entusiasmada para a troca de experiência pontualmente as 07h30min, horário agendado desde o inicio do curso. Mas para minha decepção tive cursistas chegando às 9h o que acarretou uma série de atrasos para o desenrolar da oficina. Num grupo de nove cursistas seis chegaram atrasados atrapalharam e muito o andamento dos trabalhos. As surpresas desagradáveis não pararam apenas nesse episódio. No momento da análise teórica das unidades 11 e 12 foi possível perceber que a maioria dos cursistas não tinha estudado e por mais que colocasse o assunto em pauta ele não rendia, pois a maioria desconhecia os aspectos teóricos das unidades estudadas. Isso ficou bastante evidente ao desenvolver a parte III da oficina, pois muitos foram os equívocos cometidos. Alguns tiveram muitas dúvidas em como realizar a atividade.

Mesmo diante de tantos infortúnios o momento da socialização foi bastante agradável e proveitosa, embora eu considere que poderia ser mais dinâmica. Ainda sinto que os professores estão muito tímidos e envergonhados em relatar suas experiências principalmente as frustrações.

As atividades desenvolvidas foram bem diversificadas com ênfase maior para a biografia e a descrição de objetos, lugares, e ambientes. Tivemos atividades desenvolvidas em todos os anos finais do ensino fundamental. A professora Sheila fez algumas alterações no avançando na prática, em vez de objetos ela utilizou palavras e a professora Nelci sugeriu uma biografia em terceira pessoa. Quanto às produções alguns professores ficaram tristes com os resultados obtidos, pois os mesmos apresentaram muitos erros ortográficos, de concordância, assim como a dificuldade do aluno em fazer o texto de acordo com o gênero e a seqüência tipológica solicitada. Outros professores reclamaram da dificuldade em atingir os alunos através das atividades sugeridas pelas Tps e pelas Aas.

Então sugeri aos professores que refletisse sobre o planejamento de maneira a apresentar os textos aos alunos e trabalhar as dificuldades, mesmo que surjam comentários desagradáveis e quantos aos outros motivos sugeri que desenvolvessem dinâmicas de interação e/ou atividade audiovisual.

Finalizei a oficina fazendo algumas observações para a reunião seguinte.

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