No dia 06/06/09 reunimos novamente para darmos prosseguimento ao curso. Muitos professores que não compareceram a oficina introdutória se fizeram presentes, a eles e aos demais que ali estavam foram tiradas algumas dúvidas em relação ao funcionamento do gestar, bem como a necessidade do compromisso em estudar os cadernos de teoria e prática e aplicar as atividades aos alunos.Muitos reclamaram do pouco tempo que tiveram para estudar; pois a oficina introdutória ocorrera a uma semana anterior.
Pensando nisso, propus a eles uma discussão sobre alguns aspectos relevantes do texto de Marcushi. Foi um estudo bastante proveitoso, uma vez que, pude perceber que a maioria já tem um conhecimento eficaz a respeito do assunto enquanto alguns ainda tinham dúvidas que foram sanadas com a leitura do material.
Depois do debate os cursistas foram divididos em grupo para analisar as seções das unidades 9 e10 levando em conta os seguintes aspectos: objetivos da seção, eixo temático, aspectos teóricos, gêneros selecionados, avaliação das atividades propostas ao longo da seção e planejar para aplicar o avançando na prática.
Durante o estudo observei que alguns cursistas têm dificuldade de trabalhar em grupo e partilhar o conhecimento com os demais, talvez seja timidez. A apresentação das atividades foi tranqüila. Mas notei que alguns apresentaram equívocos em relação ao eixo temático, objetivos e a identificação da teoria misturada a prática.
Embora já possuam uma noção sobre gêneros e certo modo a utiliza em seus planejamentos havia um desconhecimento sobre a teoria e a utilização na prática. Na certeza de que já possuem uma nova visão sobre a concepção de língua e o ensino da mesma, encerrei a oficina com avaliação e animada para o próximo encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário