sexta-feira, 12 de junho de 2009

Gestar II

Relatório
Oficina Introdutória 8h


Com alguns meses de atraso e depois de muita ansiedade finalmente foi possível iniciarmos o GESTAR no dia 30 de maio na cidade de Montes Claros, MG.
Fiquei com os cursistas da cidade de capitão Enéas à 54km de Montes Claros.
O curso foi iniciado com a música “cadernos’’-na voz de. Pe. Fábio de Melo,
ela nos permite compreender que é preciso virar a página e escrever uma nova história mesmo que os erros sejam muitos.
Com a leitura do texto de Álvaro Marchesi -Emoções na Docência, desencadeou as discussões sobre a educação.Os presentes expuseram suas angústias, sucessos, decepções, alegrias e tristezas causadas pela arte de educar.Pude notar muito desânimo,mas também muita vontade de aprender o novo,melhorar a prática pedagógica e a oportunidade de interagir e juntos trocar experiências de sucessos e frustrações.Foi um momento de grande emoção e de esperança—descobriram que podem errar até acertar, mesmo que se acertarem não alcançarão 100% mais todos serão atingidos de acordo com a vivências e experiência de cada aluno.E assim, comecei explicar o GESTAR, objetivos, parcerias, autores do programa, metodologia, implementação enfim o funcionamento e a estrutura do curso.
Distribuí o material aos cursistas e juntos fomos descobrindo a metodologia de trabalho, as atividades a serem desenvolvidas,bem como o estudo dos TPs e a utilização dos AAs no planejamento das aulas.À medida que íamos explorando o material as dúvidas foram surgindo e respondidas, isso tornou oficina bastante dinâmica e agradável.Alguns cursistas se mostraram preocupados com a quantidade de questões abertas e a ausência de questões de múltipla escolha, inclusive citando as avaliações internas e externas que contemplam somente esse tipo de questão.Outros demonstraram preocupação com o uso do livro didático,uma vez que tem um conteúdo a vencer e a escassez de recursos para multiplicar o material para os alunos.
Encerrei a oficina falando sobre a necessidade de repensar a prática pedagógica e da importância de registrar as atividades desenvolvidas ao longo do curso, bem como da vida profissional,por isso o valor do portifólio nesse processo.

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